Dica de Vídeo: O Tornado que submergiu uma cidade

Em 2013 a catástrofe do furacão Katrina vai completar 8 anos e apesar de ter passado tanto tempo os estragos ainda estão evidentes em alguns locais, como na cidade de Nova Orleães no Sul dos EUA. Foi um dos furacões mais destrutivos que atingiu a costa americana deixando mais de 1000 mortos., centenas de desabrigados, além de ter paralisado grande parte da extração de petróleo e gás.

Hurricane_Katrina_August_28_2005_NASA

Mas não foi uma catástrofe inesperado, cientistas acompanharam a evolução do Katrina desde a sua formação na costa africana. Esse furacão atingiu o nível 5 na escala de furacões  e seus ventos alcançaram mais de 280 quilômetros por hora.  A cidade de Nova Orlaeães esta acostumada com furacões, de tempos em tempos a cidade é evacuada  para evitar maiores perdas. Em 2005 , quando o furacão Katrina estava se aproximando da costa, um milhão de pessoas saíram da cidade em busca de locais seguros. 

A nossa dica de vídeo de hoje vai mostrar como esse grande furacão se formou, cresceu e se dissipou. Também podemos ver como a cidade americana de Nova Orleães estava protegida para esse tipo de acontecimento, que tipo de obras contribuíram para aumentar a catástrofe e como alguns habitantes foram pegos de surpresa pela força da tempestade que se formou.

Se você se interessou sobre o tema e quer saber mais sobre os grandes furacões venha até a Sala Verde no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef e faça seu empréstimo.

Deixe um comentário