Dica de leitura: Agricultura familiar e desertificação

desertificaçãoA desertificação é um tema recorrente quando o assunto é degradação ambiental. Resultante principalmente de fatores climáticos e atividades humanas e tendo como principal consequência uma intensificação da pobreza nos países em desenvolvimento, o tema está intrinsecamente ligado à agricultura familiar.

Mesmo sendo umas das principais causadoras da desertificação, a agricultura familiar é umas das que mais sofre com ela. A falta de reforma agrária, a pressão do agronegócio, a utilização de insumos químicos e as divisões das terras repassadas por herança reduzem os tamanhos das terras e com isso fazem com que os agricultores utilizem de novas ações em suas formas de cultivo. Resultando muitas vezes em uma exploração intensiva das terras, levando assim à desertificação do local.

desertificação

A dica de leitura de hoje é o livro “Agricultura familiar e desertificação”. Organizado por Emília Moreira ele traz em seu conteúdo artigos produzidos em Mesas Redondas de discussão sobre o tema principal: “Agricultura familiar em regiões com risco de desertificação”. Discutidos no I Seminário Luso Brasileiro (I SEMILUSO), os artigos presentes no livro são divididos em três blocos e trazem pesquisas sobre a desertificação no Brasil e em Portugal.

desertificaçõO primeiro bloco do livro apresenta um panorama sobre o tema e aborda a ação da agricultura familiar com riscos de desertificação no Brasil e em Portugal. A segunda parte do livro apresenta a ocorrência de secas no Nordeste do Brasil e traz políticas adotadas no sentido de fortalecimento da agricultura nessa área. O último bloco de artigos vem para apresentar os resultados de pesquisas feitas no semiárido paraibano, pernambucano e norte-riograndense.

Se ficou interessado no assunto procure o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef e faça um empréstimo do material na Sala Verde. Confira!

 

Deixe um comentário