O Museu

Você conhece o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef?

 

Fundado em 1993, o Museu foi criado a partir de uma coleção de minerais, rochas e recursos minerais iniciada em 1935 pelo ex-professor de Agrogeologia da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), Alexis Dorofeef. Os principais objetivos eram a exposição e a conservação da coleção, além da promoção de atividades educativas.

A partir de 1998, o Museu se voltou a atividades de educação ambiental, chamando a atenção para a importância dos solos como essenciais à vida e ao meio ambiente. Com a intensificação de suas atividades com escolas e professores da Educação Básica foi criado em 2000 o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), vinculado ao Departamento de Solos daUniversidade Federal de Viçosa.

Em 2005, o Museu passa a se denominar Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), devido à sua ampliação e readequação temáticas e metodológicas. A partir de então, as ações de educação se multiplicaram, envolvendo atividades de formação e projetos de extensão, pesquisa e divulgação e popularização científica, que atingem principalmente a região da Zona da Mata de Minas Gerais.

Atualmente, o MCTAD está organizado em torno de três eixos temáticos: A Terra: dinâmica e processos; Recursos minerais: uso e impactos ambientais e Solos: conhecer para conservar. O Museu conta com o espaço Proibido Não Tocar, com uma exposição de longa duração e com a Conviverde.

Nesses espaços, a equipe do MCTAD monitora visitas e atende às comunidades escolares de Viçosa e região.

Entre os projetos do Museu, destacam-se aqueles voltados às escolas, as oficinas de capacitação em solos e meio ambiente para professores e públicos diversos, as exposições itinerantes e a formação dos estudantes estagiários da equipe.

Deixe um comentário